segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Sem recompensa

…teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. Mateus 6:18
A maioria de nós espera que amigos e colegas nos recompensem: um tapinha nas costas, uma medalha de herói, aplausos, um elogio sincero. Mas de acordo com Jesus, a recompensa mais importante nos aguarda após a morte. Possivelmente, os atos mais significativos de um ser humano permaneçam em segredo, vistos por ninguém além de Deus. Resumindo, a mensagem do reino é esta: Viva para Deus e para ninguém mais.
Como Jesus explicou, estamos acumulando algo como uma poupança, guardando “tesouros no céu” (Mateus 6:20) e não na terra — tesouros tão grandes que compensarão qualquer quantia de sofrimento. O Antigo Testamento deixou algumas dicas escassas sobre um pós-vida, mas Jesus falou claramente sobre um lugar onde “…os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai.…” (Mateus 13:43).
Em sua busca por um reino, os judeus da época de Jesus haviam procurado sinais da aprovação de Deus nesta vida, principalmente por meio de prosperidade e poder político. Começando com este discurso, Jesus mudou o enfoque para a vida que está por vir (cap.6). Ele abriu mão do sucesso neste mundo visível. Invista na vida futura, Ele nos alertou. Afinal de contas, a ferrugem, o ladrão, ou um inseto simplório podem destruir todo o resto que acumularmos (v.20).
A recompensa na eternidade não depende de reconhecimento nesta vida.

Nenhum comentário: