sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Pense Nisso

(clique para ampliar)

Me Derramar / Me Ama - Paulo César Baruk

Grande Fonte

…aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. —João 4:14

No estado de Michigan, nos EUA, temos uma extraordinária maravilha natural — uma piscina natural de cerca de 12 metros de profundidade e quase 92 metros de largura que os nativos americanos chamavam de “Kitch-iti-kipi,” ou traduzindo: “a grande água fria.” Hoje esta piscina é conhecida como Big Spring (A Grande Fonte). Ela é suprida por fontes subterrâneas que impulsionam mais de 37 litros de água por minuto através das rochas abaixo da superfície e sobre ela. Além disso, os invernos frios mantêm a temperatura constante de 7,2 ºC, o que significa que mesmo nos invernos brutalmente frios, esta piscina nunca congela. Os turistas podem deleitar-se vendo as águas desta grande fonte em qualquer estação do ano.

Quando Jesus encontrou uma mulher no poço de Jacó, Ele conversou com ela sobre outra fonte de água que sempre a saciaria. Mas Ele não falou de uma fonte, nascente, rio ou lago. Ele disse: “…aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna” (João 4:14).

Muito maior do que qualquer fonte natural é o refrigério que nos foi oferecido no próprio Cristo. Podemos ser saciados porque somente Jesus, a Água da Vida, pode saciar a nossa sede. Louvado seja Deus, pois Jesus é a fonte que nunca seca.


O único que verdadeiramente sacia a sede é Jesus — a Água da Vida. 

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Participe

(clique para ampliar)


(clique para ampliar)

Pense Nisso


"Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. 1 João 4:20"

Teu amor - Adhemar de Campos


O Poder do Amor

Nisto consiste o amor: […] em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. —1 João 4:10

Os livros sobre liderança geralmente aparecem nas listas dos mais vendidos. A maioria deles fala sobre como tornar-se um líder influente e eficaz. Mas o livro de Henri Nouwen O perfil do líder cristão do século XXI é escrito sob uma perspectiva diferente. O ex-professor universitário que investiu muitos anos servindo em uma comunidade de adultos mentalmente incapazes diz: “A questão não é: Quantas pessoas levam você a sério? Quanto você vai realizar? Você consegue mostrar resultados? Mas sim: Você ama o Senhor Jesus? […] Em nosso mundo de solidão e desespero, há uma necessidade enorme de homens e mulheres que tenham intimidade com Deus, que tem um coração que perdoa, que se importa, que quer se aproximar e curar.”

João escreveu: “Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados” (1 João 4:9-10).

“O líder cristão do futuro,” Nouwen escreve: “é aquele que realmente tem intimidade com Deus que se tornou encarnado… em Jesus.” Nele, descobrimos e experimentamos o amor incondicional e ilimitado de Deus


O amor de Deus em nós, nos dá um coração voltado para os outros.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Pequeno Grupo



Jovem, venha participar do nosso pequeno grupo que acontece toda terça feira sempre as 20 horas. Durante algumas horas conversamos, trocamos experiências, cantamos, rimos e claro, oramos. 

Nossos encontros acontecem na casa do Jé e da Aline. Caso você queira participar e não sabe qual é o endereço, deixe seu e-mail no espaço para comentários ou mesmo entre em contato pelas nossas redes sociais. 

TODOS estão convidados. 

Pense Nisso

(clique para ampliar)

Descanso em Deus - Diante do Trono


Repouse

Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma… —Salmo 23:2-3

Nosso cão, um golden retriever, consegue se empolgar tanto que pode chegar a ter uma convulsão. Para evitar que isso aconteça, tentamos acalmá-lo. Nós o acariciamos, falamos com ele em tom suave e lhe pedimos que se deite. Mas quando ele ouve o “deita”, evita o contato visual conosco e começa a reclamar. Finalmente, com um suspiro dramático de resignação, ele cede e se estatela no chão.

Algumas vezes, nós também precisamos ser lembrados de nos deitarmos. No Salmo 23, aprendemos que o nosso Bom Pastor nos faz “…repousar em pastos verdejantes…” e nos leva “…para junto das águas de descanso…”. Ele sabe que precisamos da calma e do descanso que ambos oferecem, mesmo quando nós não percebemos isso.

Nossos corpos são formados para terem descanso regular. O próprio Deus descansou no sétimo dia após Sua obra de criação (Gênesis 2:2-3; Êxodo 20:9-11). Jesus sabia que havia um momento para ensinar às multidões e um momento para descansar. Ele instruiu Seus discípulos: “…Vinde repousar um pouco, à parte…” (Marcos 6:31). Quando descansamos, restabelecemos o foco e somos revigorados. Se preenchermos todas as horas com atividades — mesmo coisas que valham a pena — Deus geralmente chama nossa atenção nos fazendo “deitar”.

O repouso é um presente — um bom presente do nosso Criador, que sabe exatamente do que precisamos. Louvado seja Ele por algumas vezes nos fazer “…repousar em pastos verdejantes…”

Se não separarmos um tempo para o descanso, isso nos abaterá! —Havner


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Pense Nisso

(clique para ampliar)

"Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei! Josué 1:5"

Victorious- Gateway Worship


Estratégia da fortaleza

Eis que eu sou o Senhor, o Deus de todos os viventes; acaso, haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim? —Jeremias 32:27 –

No romance histórico chinês chamado Romance dos três reinos, o autor Luo Guanzhong descreve a “Estratégia da fortaleza vazia”, utilizando um argumento contrário ou psicologia reversa para enganar o inimigo. Quando 150 mil tropas do reino Wei alcançaram Xicheng, que tinha menos de 2.500 soldados, eles encontraram os portões da cidade abertos e o famoso estrategista militar Zhuge Liang tocando calmamente uma cítara com duas crianças ao seu lado. O general Wei, perplexo com a situação e crendo ser uma emboscada, ordenou retirada completa.

A Bíblia oferece outro exemplo de uma desconcertante estratégia de batalha. No livro de Juízes 7, Deus fez Gideão usar 300 homens, trombetas, cântaros e tochas em chamas contra os exércitos que “…cobriam o vale como gafanhotos em multidão; e eram os seus camelos em multidão inumerável…” (v.12).

Israel poderia derrotar um inimigo tão formidável? Era humanamente impossível! Eles não tinham a mão de obra nem o equipamento militar. Mas eles tinham algo que funcionou para eles e era tudo o que precisavam. Tinham a promessa de Deus: “…Com estes trezentos homens que lamberam a água eu vos livrarei…” (v.7). O resultado? Vitória!

Você está enfrentando um enorme desafio? O Senhor disse: “Eis que eu sou o Senhor, o Deus de todos os viventes; acaso, haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim?” (Jeremias 32:27).


Com Deus, todas as coisas são possíveis.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Participe

(clique para ampliar)

Pense Nisso

(clique para ampliar)

Surpreendente - Fellipe Magalha


Falai pelas montanhas

Depois, subiu ao monte e chamou os que ele mesmo quis, e vieram para junto dele. —Marcos 3:13

Fiquei surpreso ao ver o artigo de um jornal distribuído nacionalmente elogiando um grupo de adolescentes praticantes de snowboard que lideram cultos semanais na rampa de esqui do Colorado, EUA. No jornal, a história de Kimberly Nicolleti conquistou uma grande plateia com seu relato sobre adolescentes que amam praticar snowboard e contar sobre como Jesus mudou suas vidas. Uma organização da juventude cristã apoia esses adolescentes e os prepara para demonstrar o amor de Deus.

É mais fácil fazer as coisas sozinho do que treinar outras pessoas, no entanto Jesus conviveu intensamente com uma dúzia de discípulos por meio dos quais a Sua obra alcançaria o mundo. Em meio à urgente necessidade de pessoas clamando para serem curadas, Ele subiu numa montanha onde “…designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar” (Marcos 3:14).

Uma daqueles esquiadoras no estado do Colorado disse o seguinte sobre o seu treinamento de discipulado: “Nunca fui capaz de construir relacionamentos com minha família ou amigos; mantinha-os a certa distância. [O discipulado] me mostrou o amor de Deus e me abriu para a possibilidade de ir até as pessoas.”

Ao experimentar o amor de Jesus e estar em Sua companhia junto a Seus seguidores, encontramos coragem para agir e falar de maneiras que honrem o nosso Senhor.


Testemunhar não é apenas um trabalho a ser feito, mas uma vida a ser vivida. 

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Pense Nisso

(clique para ampliar)


"Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia. Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude, e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz"Colossenses 1:15-20

Ele me ama - Melk Villar


Cobrindo dolinas

Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto. —Salmo 32:1

No final de maio de 2010, a tempestade tropical Agatha atingiu a América Central, produzindo chuvas torrenciais e deslizamentos de terra. Quando seu movimento cessou, uma dolina, ou seja, uma depressão circular em forma de funil com 60 metros abriu-se no centro da Cidade da Guatemala. Essa dolina fez o chão ruir repentinamente, sugando o terreno, postes de luz e um prédio de três andares para as profundezas da terra.

Ainda que as dolinas sejam devastadoras, o buraco mais universal e devastador é aquele que acontece no coração humano. O rei Davi foi um exemplo disto.

A vida de Davi aparentemente era estável, seu interior, no entanto, repousava sobre fundações frágeis. Após seus pecados de adultério e assassinato, Davi acreditou que tinha escondido com êxito os seus atos traiçoeiros (2 Samuel 11–12). Entretanto, a intensa condenação de Deus após o confronto de Natã o fez perceber que negar a presença do pecado em sua vida enfraquecia o alicerce de sua vida espiritual. Para impedir que a dolina de sua vida espiritual piorasse, Davi arrependeu-se de seu pecado diante de Deus (Salmo 32:5). Como resultado, Deus perdoou Davi e lhe concedeu a alegria de ser perdoado.

Nós também experimentaremos a graça de Deus quando lhe confessamos os nossos pecados. O Senhor perdoará por completo e cobrirá as nossas dolinas espirituais. Ele deseja nos perdoar.


Quando nos arrependemos dos nossos pecados e pedimos o perdão de Deus, Ele os perdoará. 

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Pequeno Grupo


Jovem, venha participar do nosso pequeno grupo que acontece toda terça feira sempre as 20 horas. Durante algumas horas conversamos, trocamos experiências, cantamos, rimos e claro, oramos. 

Nossos encontros acontecem na casa do Jé e da Aline. Caso você queira participar e não sabe qual é o endereço, deixe seu e-mail no espaço para comentários ou mesmo entre em contato pelas nossas redes sociais. 

TODOS estão convidados. 

Pense Nisso

(clique para ampliar)

Give Me Faith - Elevation Worship


Precisa-se de ajudantes

…mas o Consolador, o Espírito Santo […] vos ensinará todas as coisas… —João 14:26

Para algumas pessoas, o termo ajudante carrega uma conotação pejorativa. Os monitores auxiliam os professores com suas aulas. Os auxiliares ajudam os eletricistas, encanadores e advogados em seus trabalhos. Por não serem tão habilidosos na profissão, podem ser vistos como pessoas de menor valor. Mas todos são necessários para que a tarefa seja cumprida.

O apóstolo Paulo teve muitos ajudantes em sua obra ministerial. Ele os mencionou em sua carta aos Romanos (cap.16). Ele fez uma referência especial a Febe, que “…que tem sido protetora de muitos e de mim inclusive” (v.2). Priscila e Áquila arriscaram suas vidas por Paulo (vv.3-4). E Maria, Paulo disse: “…muito trabalhou por vós” (v.6).

Ajudar é um dom espiritual de acordo com o livro de 1 Coríntios 12:28. Paulo citou este dom dentre os dons do Espírito Santo que são concedidos aos cristãos no corpo de Cristo, a igreja. O dom de “ajuda” é tão necessário quanto os outros dons que foram mencionados.

Até mesmo o Espírito Santo é chamado de “Auxiliador”. Jesus disse: “Mas o Auxiliador, o Espírito Santo […] ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês” (João 14:26 NTLH).

Seja qual for os dons que o Espírito Santo, o Auxiliador lhe concedeu, permita que Ele o use para a Sua honra.


Você é uma parte necessária do todo.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Pense Nisso


"Pois o Reino de Deus não consiste de palavras, mas de poder." 1 Coríntios 4:20

Tempo para amar - Thiago Grulha


Sobre ouvir

Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus… —Eclesiastes 5:2

“Deus deu a você dois ouvidos e uma boca por uma razão”, diz o ditado. A habilidade de ouvir é essencial para a vida. Os conselheiros nos dizem para ouvirmos uns aos outros. Os líderes espirituais nos dizem para ouvirmos a Deus. Mas dificilmente alguém nos dirá: “Ouça a você mesmo.” Não estou sugerindo que temos uma voz interior que sempre sabe a coisa certa a dizer. Nem estou dizendo que deveríamos ouvir a nós mesmos em vez de ouvir a Deus e aos outros. Estou sugerindo que precisamos ouvir a nós mesmos para descobrirmos como os outros estão recebendo as nossas palavras.

Os israelitas poderiam ter seguido este conselho quando Moisés os liderava para fora do Egito. Poucos dias após a libertação miraculosa que enfrentaram, eles estavam reclamando (Êxodo 16:2). Apesar de sua necessidade por comida ser legítima, a maneira de a expressarem não era (v.3).

Sempre que o nosso falar é fruto do medo, da raiva, da ignorância ou do orgulho — mesmo que digamos a verdade — aqueles que ouvem, ouvirão mais do que as nossas palavras. Ouvirão emoções. Mas essas pessoas não sabem se essa emoção é fruto do amor e da preocupação ou do desdém e do desrespeito. Assim corremos o risco de sermos mal compreendidos. Se ouvirmos a nós mesmo antes de falar em voz alta, podemos julgar os nossos corações antes que as nossas palavras descuidadas machuquem outros ou entristeçam o nosso Deus.


As palavras ditas precipitadamente fazem mais mal do que bem. 

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Rede Jovem

(clique para ampliar)

Simples Assim!

(clique para ampliar)

Sou um Altar - Gui Rebustini


Amor verdadeiro

Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. —João 15:13

Durante o ensaio da cerimônia de casamento do meu irmão, meu marido tirou uma foto dos noivos enquanto olhavam um para o outro diante do pastor. Quando olhamos a foto depois, percebemos que o flash havia iluminado uma cruz de metal no fundo, que criou uma imagem brilhante sobre o casal.

A fotografia me lembrou de que o casamento é uma imagem do amor de Cristo pela igreja demonstrado na cruz. Quando a Bíblia instrui os maridos a amar suas mulheres (Efésios 5:25), Deus compara esse tipo de afeição fiel e altruísta ao amor de Cristo por Seus seguidores. Pelo fato de Cristo ter sacrificado Sua vida por amor, todos nós devemos amar uns aos outros (1 João 4:10-11). Ele morreu em nosso lugar, para que o nosso pecado não nos mantivesse separados de Deus pela eternidade. Ele viveu Suas palavras ditas aos discípulos: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos” (João 15:13).

Muitos de nós sofremos com a dor do abandono, da rejeição e da traição. Apesar de tudo isso, por intermédio de Cristo podemos compreender a natureza sacrificial, compassiva e permanente do amor verdadeiro. Hoje, lembre-se de que você é amado por Deus. Jesus confirmou isso com a Sua própria vida.


Nada fala mais claramente do amor de Deus do que a cruz de Jesus. 

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Pense Nisso

(clique para ampliar)


"...o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês." João 14:17

Perto - Samuel Mizhary


Caráter ou reputação?

…tens nome de que vives e estás morto. —Apocalipse 3:1

O lendário treinador de basquete John Wooden (1910–2010) acreditava que o caráter é muito mais importante do que a reputação. “A sua reputação é como os outros o percebem,” dizia ele com frequência aos seus jogadores, “mas o seu caráter é o que você realmente é. Você é o único que conhece o seu caráter, e pode até enganar aos outros, mas não pode enganar-se a si mesmo.”

No livro de Apocalipse, encontramos as palavras do Cristo ressurreto às sete igrejas da Ásia. Para a igreja em Sardes, Jesus disse: “…Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto” (Apocalipse 3:1). O Senhor conhecia a verdade sobre eles, e sem dúvida lá no fundo eles também conheciam. Jesus lhes disse que acordassem e fortalecessem sua vida espiritual interior que estava prestes a morrer (v.2). Ele os instigou a lembrarem-se da verdade que tinham recebido, obedecê-la e em seguida mudarem de direção e começar a seguir um novo caminho (v.3).

Quando o Senhor nos mostra o que está errado em nossas vidas, Ele sempre provê uma solução para obtermos mudança. Quando nos voltamos contra nossos pecados, Ele nos perdoa e fortalece para recomeçarmos.

Como é libertador trocar uma reputação espiritual pelo caráter verdadeiro repleto de vida que vem por conhecermos Cristo nosso Senhor!


O verdadeiro teste do nosso caráter é o que fazemos quando ninguém está observando. 

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Pense Nisso

(clique para ampliar)

Reina em Mim - Sendy Sena


Hipervisão

…quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele… —1 Jo. 3:2

Os escultores designaram um termo para a habilidade do artista de olhar para uma peça bruta de pedra e vê-la na condição final, na forma aperfeiçoada. É chamada “hipervisão.”

O escultor Gutzon Borglum (1867–1941 criou muitas obras de arte conhecidas. A mais famosa provavelmente seja o Memorial Nacional no Monte Rushmore na Dakota do Sul, EUA. A governanta de Borglum captou o conceito de hipervisão quando olhou para os enormes rostos dos quatro presidentes no Monte Rushmore. “Sr. Borglum,” ela disse suspirando: “como você sabia que o Sr. Lincoln estava naquela rocha?”

A hipervisão também é uma boa descrição de nosso Deus que vê todas as coisas. Ele vê tudo o que somos e mais. Ele vê o que seremos quando Ele tiver completado Sua obra e estivermos diante dele, santos e sem mácula: à exata semelhança, a própria imagem de Jesus. O Deus que começou esta grande obra em você irá continuar até completá-la no dia em que Jesus Cristo voltar (Filipenses 1:6).

Deus não será negado! Ele tem tanto anseio por nossa perfeição que nada pode ser ou permanecerá como obstáculo até que Ele tenha consumado a obra que começou há tanto tempo.

Se apenas… se apenas nos colocarmos nas mãos do Escultor-Mestre.

Deus trabalha em nós para nos transformar no que Ele quer que sejamos.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Pequeno Grupo


Jovem, venha participar do nosso pequeno grupo que acontece toda terça feira sempre as 20 horas. Durante algumas horas conversamos, trocamos experiências, cantamos, rimos e claro, oramos. 

Nossos encontros acontecem na casa do Jé e da Aline. Caso você queira participar e não sabe qual é o endereço, deixe seu e-mail no espaço para comentários ou mesmo entre em contato pelas nossas redes sociais. 

TODOS estão convidados. 

Pense Nisso



Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.Hb 11:1

Sem Medo - Vineyard


Onde moram os medos

Em me vindo o temor, hei de confiar em ti. —Salmo 56:3

Doze anos de casados, minha esposa e eu estávamos desencorajados pela montanha-russa emocional de criar esperanças que depois seriam frustradas na tentativa de ter filhos. Um amigo tentou “explicar” o modo de pensar de Deus. “Talvez Deus saiba que você seria um pai ruim,” ele disse. Ele sabia que minha mãe havia lutado com um temperamento terrível.

Entretanto, no Natal de 1988, descobrimos que estávamos esperando o nosso primeiro bebê! Mas agora eu tinha este medo persistente do fracasso.

Em agosto do ano seguinte, Kathryn começou a fazer parte da nossa família. Enquanto as enfermeiras e os médicos cuidavam de minha esposa, Kathryn chorava na incubadora. Ofereci minha mão para confortá-la e seus pequeninos dedos envolveram o meu. Naquele momento, o Espírito Santo moveu-se impetuosamente em mim, assegurando-me do que eu tinha apenas recentemente duvidado — que eu demonstraria amor a esta pequenina!

A viúva de Sarepta também tinha dúvidas. Seu filho tinha sido atingido por uma doença letal. Em seu desespero ela clamou: “…Vieste a mim para trazeres à memória a minha iniquidade e matares o meu filho?” (1 Reis 17:18). Mas Deus tinha outros planos!

Nós servimos a um Deus que é mais poderoso do que as lutas que herdamos e que é cheio do desejo de perdoar, amar e sanar a ruptura que surge entre nós e Ele. Deus está presente nos lugares onde nossos medos vivem.


O amor nada contra a corrente dos falsos medos da vida.